Construindo um futuro melhor

Música e Cidadania pela Paz Social

O projeto “Música e Cidadania pela Paz Social” foi implantado pela Ação Moradia, em parceria com o 17º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, em 2008. Seu objetivo é promover a cidadania, diminuir a violência e proporcionar, às crianças, adolescentes e seus familiares, melhor qualidade de vida, tendo a música como agente transformador.

Os participantes do projeto frequentam oficinas de teoria e prática, e, além da música, aprendem sobre cidadania, cultura, disciplina, convívio social, respeito aos valores cívicos, e, ainda resgatam sua autoestima por aprender a tocar um instrumento musical e perceber que é capaz.

O projeto tem uma ação inclusiva, pois atende crianças e jovens que não dispõe de recursos financeiros para participar de atividades de formação cultural como esta. Desta forma, todo material didático, as aulas e os instrumentos são oferecidos gratuitamente aos alunos.

Foi formada uma banda mirim que se apresenta em eventos de instituições públicas e privadas. A cada apresentação, é possível ver a satisfação que sentem em relação a si próprios, além do sentimento de pertencer a algo importante.

Atualmente, o projeto atende, em média, 75 crianças e jovens, e mais 70 encontram-se na lista de espera.