Construindo um futuro melhor

Quem Somos

A ONG Ação Moradia é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, “de caráter beneficente, assistencial, educativo e cultural”, fundada em 17 de março de 1993, por Eliana Maria Carrijo Setti.

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de comunidades de baixa renda, oferece à comunidade ferramentas sociais, além de uma equipe de profissionais, para promover cursos de capacitação profissional e unidades produtivas aplicando os princípios da economia solidária.

No final de 1992, Eliana Setti levou um grupo de jovens, entre 15 e 17 anos, a refletir sobre os problemas causados pelas diferenças sociais, culminando em visitas às famílias assentadas no bairro Dom Almir, situado na periferia de Uberlândia. Sensibilizada com o sofrimento das famílias, morando em barracos de lona, juntamente com apoio dos jovens, filhos e marido, foi iniciado, em 1993, um trabalho de ajuda humanitária: a Pastoral da Moradia.

A iniciativa foi crescendo, e em 1998 a instituição construiu o 1º Centro de Formação da Família, no bairro Seringueiras, e, em 2000, a entidade foi decretada ONG Ação Moradia.

A fábrica de tijolos ecológicos, uma das maiores iniciativas do terceiro setor, foi fundada em 2002, e, no ano seguinte, foi construído, com os tijolos fabricados, o 2º Centro de Formação da Família, com área de 750m2, no bairro Morumbi.

Em 2005, a ONG recebeu a Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS.

Em 2006, por meio do programa habitacional “Imóvel na Planta”, do Governo Federal, a Ação Moradia construiu, em regime de mutirão, cinquenta casas com tijolos ecológicos e aquecedor solar ecológico de baixo custo. Após essa iniciativa o aquecedor tornou-se política pública, sendo exigido pela prefeitura de Uberlândia.

No decorrer dos anos, a ONG ampliou suas atividades, beneficiando mais famílias, com a criação de projetos e oficinas que acolhem crianças em período extraescolar. Atualmente cerca de 1.200 pessoas, mais de 400 famílias em vulnerabilidade social, participam dos projetos de transformação socioeconômica.

A instituição, para consolidar a sua missão em promover a qualidade de vida, a cidadania e a dignidade humana, conta com apoio de seus associados voluntários e financiadores.

Estatuto

Clique aqui para visualizar o Estatuto da Ação Moradia.