Construindo um futuro melhor

Fábrica de Tijolos Ecológicos “ConstruVida”

A Fábrica de Tijolos Ecológicos “ConstruVida” é um empreendimento incubado, existente desde 2000, com o objetivo de gerar trabalho e renda por meio de sua produção e comercialização. A Ação Moradia concede auxílio técnico e financeiro aos microempreendedores – sendo 90% mulheres – por meio do microcrédito.

A fábrica teve início a partir do programa “Construção com Tijolos Ecológicos”, formado pelo projeto “Casas com Dignidade” e “Aquecedor Solar de Baixo Custo – ASBC”. A sede da Ação Moradia é totalmente construída com tijolos ecológicos – foram 60 mil tijolos feitos pela comunidade, em máquina manual.

Além da construção da sede, a ONG, em parceria com a Caixa Econômica Federal e Prefeitura Municipal de Uberlândia, construiu, em regime de mutirão, cinquenta casas populares no Residencial Campo Alegre, em Uberlândia-MG.

Os tijolos são comercializados para pessoas físicas e jurídicas, e o pagamento é em dinheiro ou cheque. Para mais informações, e/ou encomenda, procure a sede da Ação Moradia ou ligue para (34) 3226-6558.

CURIOSIDADES:

  • São produzidos, em média, 1300 tijolos por dia.
  • Em Uberlândia, as obras da Reserva Particular do Patrimônio Natural “Parque do Sucupira”, e, do novo aterro sanitário, foram realizadas com tijolos ecológicos, como modelo inspirador para outras construções.

“O homem tem a mão mais pesada, e o tijolo requer muito carinho. Então, a mulher tem a mão mais leve, dedica mais ao trabalho, tem mais responsabilidade” – Oscar de Albuquerque (supervisor da fábrica)

Relatório “Construção de casas populares com ‘tijolos ecológicos’ em regime de autoconstrução” - Baixar Arquivo