Construindo um futuro melhor

Unidade Produtiva Comunitária Fábrica de Tijolos Ecológicos

Unidade Produtiva Comunitária Fábrica de Tijolos Ecológicos
Baixar Arquivo<

A Fábrica de Tijolos Ecológicos da Ação Moradia existe desde 2000 e teve início do programa “Construção com Tijolos Ecológicos”, formado pelo projeto “Casas com Dignidade” e “Aquecedor Solar de Baixo Custo – ASBC” (uma tecnologia da Sociedade do Sol – www.sociedadedosol.org.br). A sede da Ação Moradia é totalmente construída com tijolos ecológicos e na ocasião de sua construção os 60 mil tijolos foram feitos pela comunidade em máquina manual.

Além da construção da sede, a ONG, em parceria com a Caixa Econômica Federal e Prefeitura Municipal de Uberlândia, construiu em regime de mutirão, 50 casas populares no Residencial Campo Alegre, em Uberlândia-MG, pela qual foram produzidos, pela própria comunidade, mais de 500 mil tijolos.

A UPC Fábrica de Tijolos Ecológicos tem como objetivo promover a geração de trabalho e renda por meio da produção e comercialização de Tijolos Ecológicos, e compõe o programa ECoS – Empreendimentos Comunitários Solidários” – uma iniciativa de inclusão sócio-produtiva por meio de incubação de empreendimentos comunitários, dentro da perspectiva da Economia Solidária.

Em 2009 a fábrica de tijolos ecológicos torna-se UPC – Unidade Produtiva Comunitária, tendo como diferencial sua operação 100% feminina. As empreendedoras comunitárias produzem, em média, 1300 tijolos por dia. Com a mão de obra feminina a produção aumentou, em média, de 12 mil para 20 mil unidades por mês.

Os tijolos são comercializados em Uberlândia e região para pessoas físicas e jurídicas. Em Uberlândia, as obras da Reserva Particular do Patrimônio Natural “Parque do Sucupira”, por exemplo, foram realizadas com tijolos ecológicos, como modelo inspirador para outras construções. Outro exemplo são as obras do novo aterro sanitário, onde foram utilizados 80 mil tijolos.

O papel da Ação Moradia em relação à UPC – Fábrica de Tijolos Ecológicos – é apoio técnico e financeiro (através de micro-credito). A fábrica é um empreendimento incubado pela ONG, tendo a parceria da Fundação Interamericana – IAF; Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES; e Fundação Carrefour.

Perguntas freqüentes:

1. Porque o tijolo tem características ecológicas?

O tijolo modular de solo cimento, conhecido como tijolo ecológico, é menos prejudicial ao meio ambiente do que o convencional. Há dois pontos fundamentais que o caracteriza como ecológico: o tijolo solo-cimento não vai ao forno, a secagem é natural, e com isso, árvores são preservadas, além de não poluir a atmosfera. Outro ponto importante que o diferencia do convencional diz respeito à argila. Para a fabricação do tijolo solo-cimento é utilizado um solo arenoso com baixa quantidade de argila, em contra ponto com convencional que necessita de uma grande quantidade de argila que é encontrada somente nos fundos de vales e encostas de rios. A argila quando retirada prejudica a mata ciliar causando erosões e prejudicando as vertentes.

2. O custo da obra com tijolo ecológico é mais barato?

  • Sim. O custo final da obra fica, em média, 30% mais barato devido:
  • O processo é de encaixe simples, sem necessidade de acabamento com argamassa.
  • As instalações, elétricas e hidráulicas, são embutidas nos furos internos dos tijolos, eliminando a necessidade de quebrar as paredes.
  • As paredes podem ficar aparentes, com bom acabamento, sem a necessidade de reboco.

3. Quais as dimensões dos tijolos da Ação Moradia?

25 X 12,5 X 6,8 cm

4. Os tijolos da Ação Moradia seguem alguma norma técnica? São testados?

Seguem as normas da ABNT, NBR 10834, 10835 e 10836 e passam periodicamente por ensaios de resistência à compressão e absorção de água.

5. Quantos tijolos gasto para construir uma casa?

Para cada metro quadrado de parede são utilizados 59 tijolos. Como simples referência, uma casa de 50m² de área construída gasta aproximadamente 10 mil tijolos, porém depende da quantidade de cômodos.

6.       A Ação Moradia comercializa tijolos ecológicos? Como comprar?

O “tijolo ecológico” pode ser adquirido na UPC – Fábrica de Tijolos Ecológicos, tanto por pessoa física quanto jurídica. Recomenda-se encomenda prévia, pois em algumas épocas do ano reduz-se estoque para pronta entrega. O frete, bem como o prazo de entrega é combinado no pedido. Para maiores informações e ou para encomendar o produto entrar em contato na sede da Ação Moradia, na Rua Canoas, 181, Bairro Morumbi, Uberlândia-MG, Brasil; pelo telefone (0055)(34) 3226 6558; ou pelo e-mail [email protected]